O carnaval está chegando, com ele um  pequeno recesso intimamente ligado com FOLIA e BEBEDEIRA.

Sabemos que o álcool é prejudicial e pode afetar seu progresso muscular.

O álcool age negativamente sobre a Síntese Proteica (fator determinante para o desenvolvimento muscular)....A Síntese proteica é o processo metabólico bioquímico do organismo onde os aminoácidos são unidos para formar proteínas. Processo de construção muscular!

O hormônio responsável pelo aumento de massa magra é a TESTOSTEONA, sendo este hormônio determinante para este processo anabólico. Estudos comprovam que álcool e açúcares simples diminui a testosterona livre no sangue.

Outro fator importante é a DESIDRATAÇÃO causada pelo álcool. Os rins necessitam filtrar altas quantidades de água para conseguir quebrar a molécula de álcool, resultando em desidratação. Para crescer ou manter a massa muscular precisamos manter os músculos bem hidratados, já que são  constituídos por  aproximadamente  70% de água. Com ma desidratação há esgotamento de vitaminas e sais minerais do corpo, principalmente das vitaminas A, C, Complexo BH

Consumo de álcool causa a drenagem rápida das vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas  A,C, complexo B e os minerais cálcio, zinco e fósforo. Estas vitaminas mantém vários processos metabólicos do corpo em equilíbrio, principalmente os que envolvem a hipertrofia muscular.

5) Aumenta o acúmulo de gordura

Com 7 calorias por grama, o álcool pode ser bem “engordativo”, perdendo apenas para a gordura que tem 9 calorias por grama. O consumo do álcool também atrapalha o Ciclo de Krebs, que tem um papel importante na queima de gordura.

Conclusão

Se divertir é muito importante, mas muita diversão sempre traz problemas. Se você leva a sério o seu objetivo em ganhar massa muscular, você definitivamente deve monitorar o seu consumo de álcool. Beber ocasionalmente não é um problema tão grande, mas a partir do momento que você estiver bebendo todos os fins de semana, diga adeus à hipertrofia muscular.

E quando for beber, tenha certeza de estar bebendo muita água e se alimentando com alimentos ricos em proteína, vitaminas e minerais.

Eu não recomendo que você envolva toda a sua vida para construir massa muscular, então não tenha medo de sair e se divertir de vez em quando. Apenas mantenha o costume de beber de uma forma infrequente(não mais do que uma vez por mês) e tome os devidos cuidados. Se você conseguir se monitorar, você conseguirá ter um físico bom e ao mesmo tempo ter uma vida social.

5 Dicas para preservar seus ganhos no carnaval

1 – Faça bom uso do recesso para descansar

Você provavelmente está treinando com força total desde o ano passado ou desde a virada do ano, considere utilizar este recesso de carnaval para descansar e fazer com que músculos, articulações e sistema nervoso se recuperem 100% para que os treinos após o carnaval até o fim do ano sejam mais pesados do que nunca. E não fique bitolado com o tempo “off” da academia, mantendo a dieta você não perderá um grama de massa muscular…

2 – A dieta não muda só porque é carnaval

Mesmo que você escolha descansar neste período, isto não significa que o corpo vai interromper os processos de catabolismo e anabolismo muscular. A dieta precisa permanecer a mesma neste período para que não ocorra perda de massa e força muscular, isto também garante que você volte ainda melhor aos treinos depois do recesso.

3 – “Academia fechada” nem sempre significa que ela estará fechada oficialmente

Não é incomum que instrutores ferreiros ou amigos do dono (que odeiam carnaval também) fiquem com a chave da academia para poder treinar durante o recesso. Jogue verde com os “mais chegados” ou fale diretamente com os instrutores para saber se a academia vai abrir “não oficialmente”, aproveite a deixa para poder treinar também. Isto é mais comum do que você imagina.

4 – Academias com pagamento por diária

Outra dica é encontrar uma academia que abra normal neste recesso (elas existem, mas são raras) e tentar treinar pagando diária. Mesmo que a academia não tenha um sistema de pagamento por diária, converse na recepção sobre a possibilidade. Em 99,9% das vezes eles abrirão uma exceção, já que ninguém sairá perdendo…

5 – A melhor maneira para evitar os danos do álcool é não bebendo

O consumo (e abuso) de álcool no carnaval é comum para muitos. Contudo, não importa a desculpa ou medida que você use prevenir os danos do álcool, a única maneira de evitá-los é não beber. Ponto. Faça sua opção e viva com ela, apenas não se iluda achando que não haverá perdas.