Todos nós sabemos que uma alimentação balanceada é fundamental para a manutenção da saúde. Esse equilíbrio na dieta alimentar pode diminuir o estresse, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. Em níveis corretos, aprimora os rendimentos físicos e preserva a qualidade de vida. Em suma, o termo nutrição caracteriza os processos do organismo que englobam ingestão do alimento (digestão, absorção dos nutrientes, metabolismo e excreção); esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo.

Os nutrientes estão presentes nos alimentos; fornecem energia para o funcionamento do corpo e são responsáveis pela formação, conservação e crescimento de todos os tecidos do organismo, inclusive dos cabelos. Podem ainda ajudar em funções intestinais e na hidratação do corpo; são classificados como macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). O problema é que muitos fatores nos impedem de comer diariamente alimentos nas quantidades ideais para absorvermos todos os nutrientes necessários; é aí que surgem as deficiências nutricionais que, entre outras consequências, enfraquecem unhas e cabelos. É quando os suplementos alimentares se tornam indispensáveis para melhorar a pele e fortalecer os fios, evitando a queda capilar.

Felizmente, com o avanço dos nutracêuticos, que promovem a saúde e a beleza de dentro para fora, as pessoas já contam no mercado com um complexo nutricional capaz de reduzir a queda, fortalecer os fios e devolver o brilho aos cabelos, refletindo também nas unhas e na pele. Trata-se do Formulle Age Hair & Nails Complex, um nutracêutico com conceito e formulação original norte-americana, composto por um mix de vitaminas, minerais, aminoácidos e oligoelementos, desenvolvido especialmente para auxiliar na redução da queda capilar, fortalecimento de unhas e na manutenção e equilíbrio fisiológico da pele.

“Uso o Formulle Age HNC há um ano e os resultados são os melhores. Tinha unhas fracas e quebradiças e, como uso química pesada nos cabelos, estava com os fios enfraquecidos e apresentando queda. Tomando o produto, esse problema acabou. Hoje posso ter, inclusive, as unhas no tamanho desejado e estou com o cabelo mais encorpado e com muitos cabelos novos. Tudo de bom para a autoestima!”, comemora a empresária Odisséia Gomes, 50 anos, que já tinha experimentado outras vitaminas e remédios tópicos sem sucesso.

No combate à alopecia do paciente bariátrico

O complexo tem sido também recomendado para pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica e ainda para atletas que pelo treino exaustivo apresentam deficiências de nutrientes e queda capilar, pois a fórmula evita problemas de absorção e carência nutricional. De acordo com a nutricionista Lara Macedo, especialista em Nutrição Esportiva, a queda de cabelo pós-cirurgia bariátrica pode ser evitada através da alimentação, suplementação e acompanhamento multidisciplinar. “Dietas restritivas podem estar relacionadas a inadequado aporte de vitaminas e minerais, pois, pelas características da parte do intestino desviada, serão mais afetadas as absorções de cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, que estão ligadas à condição clínica de cada paciente. O Formulle Age HNC age de dentro para fora, ajuda na manutenção do equilíbrio fisiológico da pele e cabelos, reestrutura internamente, ajudando no fortalecimento e saúde dos fios, unhas e pele”, enfatiza a nutricionista.

O cabelo possui uma imensa capacidade de absorver substâncias e reter compostos adquiridos tanto pela dieta quanto do meio ambiente. Nos cabelos saudáveis, as camadas capilares são completamente unidas e seladas, devido às proteínas, ceramidas e lipídeos naturais dos fios. Quando houver deficiência desses componentes naturais, as escamas se abrem deixando a estrutura interna exposta e frágil.

A função do nutracêutico é restituir os nutrientes essenciais na reestruturação desses elementos, auxiliando na nutrição adequada e fundamental para a saúde e beleza dos cabelos e unhas (enfraquecidos, finos, quebradiços, opacos ou sem cor) com vitaminas, minerais e aminoácidos que desempenham um papel essencial na formação da queratina, reduzindo a chance de queda e quebras. A nova formulação consiste em um suplemento funcional que foi desenvolvido especialmente para auxiliar na fragilidade dos cabelos e unhas, contendo em sua composição a biotina, um precursor da queratina e poderoso agente revitalizador que potencializa força, beleza e saúde dos cabelos e unhas. Considerados suplementos nutricionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os nutracêuticos podem ter ação positiva na pele, seja para estimular o colágeno, retardar o envelhecimento ou fortalecer unhas e cabelos, evitando a queda.

Complexo funcional evita a queda capilar em atletas

Sabemos que a prática de atividade física e a nutrição equilibrada só nos traz benefícios como manutenção da massa muscular e redução da gordura, contribui para o bom funcionamento dos órgãos (principalmente o coração), funcionamento intestinal, diminuição da ansiedade, estresse e depressão. Melhora o humor e a autoestima, previne e controla doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios, entre outros. Porém, quando o atleta exagera ou tem seu treino extremamente forte, além de perdas orgânicas, ele também pode ter queda capilar.

Para a estudante de Nutrição Andrea Harumi Huy, 30, praticante assídua de atividade física e artes marciais, o Formulle Age HNC foi a solução para o enfraquecimento e queda de seus cabelos. “Tomo a fórmula há cinco meses, e o resultado é visível. Estou com vários fios novos e ganhei volume nos cabelos. Minhas unhas também não descamam mais e estão mais fortes”, assegura a atleta.

A queda capilar (alopecia) pode ocorrer em qualquer idade, pode ser aguda ou gradativa, ser de origem inflamatória, genética, ambiental ou hormonal. Entretanto, a prática de exercícios físicos exagerados, estresse, uso de medicamentos e dieta com deficiência nutricional são fatores que podem levar à alopecia. Nutricionalmente, além das quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e lipídeos, as vitaminas e minerais são de extrema importância para a nutrição dos tecidos, pele, cabelos e unhas.

“No plano alimentar dos meus pacientes, principalmente atletas e esportistas, sempre indico o Formulle Age HNC, composto por biotina e vitaminas essenciais, ácido ascórbico, ácido fólico, alfa tocoferol, retinol, magnésio, ferro, selênio e zinco, oligonutrientes, com excelentes resultados. No primeiro mês de uso, a queda capilar já reduz significativamente”, assegura a nutricionista e educadora física Larissa Cunha, que é atleta e bicampeã mundial de fisiculturismo e especialista em Treinamento Desportivo.