Primeiramente vamos entender o que é o metabolismo.

Existem três tipos de metabolismo: metabolismo em repouso, termogênese alimentar e metabolismo de atividade física. O metabolismo energético ( taxa metabólica), nos mostra a quantidade em calorias que um corpo necessita para manter suas atividades diárias, funções vitais do organismo em repouso e em atividade física (McARDLE 2011). Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e intensidade da atividade física.

O metabolismo em repouso representa cerca de 70% do nosso metabolismo total. Uma  parte do metabolismo  é determinada pela idade e pela genética, fatores que não podemos modificar, mas com recursos nutricionais, hormonais e mudanças no estilo de vida, principalmente com a atividade física, podemos acelerar a forma como o organismo queimará as calorias.

A  massa muscular é o fator determinante do metabolismo em repouso, por isso homens normalmente têm taxa metabólica maior que as mulheres. (quanto mais massa muscular, mais o metabolismo total e de repouso vão acelerar)

Os exercícios aumentam a taxa metabólica devido ao estímulo da massa muscular,   também elevam o percentual do metabolismo relacionado à atividade física.

Para a finalidade de diminuição do percentual de gordura é  importante associar exercícios aeróbicos e musculação

Alguns fatores devem ser observados: Existem  alguns alimentos e suplementos nutricionais  que possuem propriedades termogênicas. Manter intervalos menores entre as refeições eleva o metabolismo alimentar. Já foi estudado que longos intervalos em jejum, diminuem a termogênese e podem acionar mecanismos hormonais de sobrevivência que estimulam o estoque de gorduras.

Dormir bem também ajuda, pois poucas horas de sono ou sono irregular diminuem a produção do GH (hormônio do crescimento) que é importante para a manutenção da massa muscular e aumento da oxidação das gorduras. Também é importante sempre estar atento à  parte hormonal, deficiências de hormônios tireoidianos, testosterona e GH podem afetar direta ou indiretamente o metabolismo de repouso. Se houver suspeita clínica destas doenças, deve ser solicitado exames bioquímicos para avaliação.

Quando se trata de queimar gordura, sempre vem a prescrição dos exercícios aeróbicos como os mais indicados e eficazes. Realmente esta atividade provoca um gasto calórico elevado no momento da realização e é importantíssimo! Mas, o que nem todos sabem é que a musculação (exercício anaeróbico), é um fator determinante para a perda de peso, fundamental para a manutenção da estética após o emagrecimento, importante para manter a saúde ósteoarticular e à medida em que o indivíduo ganha massa muscular (ou massa magra), sua taxa metabólica de repouso aumenta. As células musculares têm uma quantidade de mitocôndrias muito maior, que exigem uma grande demanda energética. Devido à isso, após o término do exercício, o corpo continua gastando energia por um período relativamente longo, podendo se estender até o dia seguinte.

Durante a musculação, o músculo passa por um processo de degradação e no momento seguinte, ele precisa se recompor. Para que isso aconteça, o organismo entra em estado de anabolismo, o que vai regenerar o músculo e torná-lo ainda mais forte e resistente, gastando muitas calorias (energia)

Para concluir, devemos manter o metabolismo sempre acelerado através dos bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, lembrando que a musculação é a chave, através do aumento do estímulo de recuperação tecidual, para aumentar a taxa metabólica em repouso, com isso a queima de gordura será mais eficaz.

Acelerar positivamente o metabolismo basal é fundamental para o processo de emagrecimento saudável, manutenção do peso e cuidados estéticos.

Lembrando que todo o resultado, vem da alimentação e esta deve ser cuidadosamente calculada por um profissional.

Para sanar qualquer dúvida entre em contato: larissagcunha@hotmail.com

Referências
ANTUNES, H.K.M.
Análise de taxa metabólica basal e composição corporal de idosos do sexo masculino antes e seis meses após exercícios de resistência. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 1 – Jan/Fev, 2005

MCARDLE,WILLIAM D..Fisiologia do Exercício - Nutrição, Energia e Desempenho Humano - 7ª Ed. Guanabara Koogan  2011

MEIRELLES, M.C.  Efeitos agudos da atividade contra-resistência sobre o gasto Energético e o metabolismo basal: revisitando o impacto das principais variáveis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10, Nº 2 – Mar/Abr, 2014.