Comumente usamos a palavra turbinar para  classificar o aumento dos seios com silicone ou aquela “ta turbinada”, mostrando seus músculos ...entre outros conceitos.

Você sabia que podemos turbinar também o nosso cérebro? Hoje vamos falar de substâncias NOOTRÓPICAS, que estão em alta!!!!!! Os nootropicos são capazes de melhorar a performance cerebral.

Nossos músculos precisam de exercitar e o cérebro também! Para conseguirmos manter o foco, ter boa memória, atenção ou concentração, temos que exercitar nosso cérebro, ter uma alimentação equilibrada e usar alguns suplementos Nutricionais.

Os nootrópicos, no inicio das pesquisas, foram usados para tratar doenças neurodegenerativas em idosos e após, observou-se que o uso em adultos saudáveis poderia potencializar o funcionamento cerebral. Quimicamente  podemos citar a Ritalina e o Modafinil, que são controlados, prescritos medicamente e com restrição da receita.

Mas Naturalmente, para quem busca efeitos benéficos sem o uso de controlados, a boa notícia é que existem suplementos com ação nootrópica, que podem servir de estimulantes cerebrais.

Estes nutracêuticos (nutrientes que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças) podem melhorar o desempenho cognitivo, aumentar a memória, aprendizagem, raciocínio, velocidade de processamento, fluidez verbal, atenção, foco, motivação, humor e energia.

Vamos conhecer alguns deles que atuam na atividade cerebral.

Ômega 3 -  Possui Ácido docosahexaenóico (DHA), substância indispensável no cérebro para processo de concentração, raciocínio, aprendizado e memória, ainda evidências mostram que o DHA são importantes durante o desenvolvimento cerebral do feto.

Creatina- Principal fonte de energia do cérebro, sua ingestão pode aumentar o consumo de oxigênio pelas células cerebrais, evidências demonstram que o consumo de creatina melhora o desempenho neural.  .

Coenzima Q10: Aumenta disponibilidade de energia no cérebro, tem papel no ciclo de Krebs na mitocôndria (e faz bem pra um bando de outras coisas) CoQ10 Integralmedica

Não esqueça de exercitar seu cérebro com boa leitura, passeios, viver a fazer coisas deferentes das habituais. Mantendo o cérebro “em forma” é possível apresentar melhores resultados cognitivos e evitar doenças.

Para mais detalhes e informações: larissagcunha@hotmail.com

Referências

MORAES, A. P. Q. O livro do cérebro, 1: Funções e anatomia. São Paulo: Duetto, 2009.
ORTEGA, F.; ZORZANELLI, R. Corpo em evidência: A ciência e a redefinição do humano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.