Os Alimentos termogênicos estão em alta!!! Estes alimentos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, fazendo com que o corpo gaste mais energia, resultando na queima de calorias e perda de peso.  Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o poder termogênico.

Porém se só ingerir estes alimentos sem atividade física não haverá resultados.

O consumo desses alimentos só deve ser feitos se não houver nenhuma restrição médica. Indivíduos com hipertensão, insônia e ansiedade devem tomar cuidado.

Ter uma dieta saudável e saborosa é muito importante, pois sabemos que muitos restringem o consumo diário apenas em frango branco cozido... cheirando a penas!

A cozinha brasileira se mostra com o alho, cebola, cheiro verde,  louro  manjericão e as ervas... então vamos acrescentar alguns ingredientes termogênicos como as pimentas, gengibre, canela, linhaça que, além de imprimir sabor aos alimentos, aceleraram o metabolismo! Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com regularidade e por isso exige alguma criatividade na hora do preparo.

Algumas Informações

Pimenta Vermelha:É rica em Capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo, aumenta até 20% a atividade metabólica, para isto a ingestão diária recomendada é de 3gr/dia

Gengibre: Raiz, tem ação bactericida, desintoxicante, melhora o sistema digestivo, respiratório, circulatório ainda é termogênico, favorece a queima de gordura corporal.

Canela: além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão, combate a flatulência e diminui o nível de açúcar do sangue.  Bom para portadores de diabetes.

Linhaça: no quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios: acelera a queima calórica e regulariza o intestino, aumenta a defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.

Café: contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que te auxilia a se manter em estado de alerta. Altas doses podem acarretar  problemas estomacais, insônia e ansiedade.

Cacau: possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.

Mostarda- O componente ativo da mostarda, o tumérico, ajuda a tornar mais lento o crescimento de tecido gorduroso. Adicione os grãos de mostarda a molhos, caldos e pratos especiais.

Cardamomo- Melhora a digestão, têm efeito estimulante ativando a queima calórica. Adicionar de 2-3 sementes em sucos desintoxicante e energéticos, chás ou bebidas de preferência.

Vinagre de maçã- O ácido acético aumenta a termogênese utilizar em saladas ou temperos.

Alimentos com Omega 3- salmão, atum, sardinha...aumentam o metabolismo através da digestão. Diminui a retenção hídrica, anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.

Receitas  Termogênicas

Sardinha ao molho de pimenta

Ingredientes
4 dentes de alho socados

1 cebola picada

1 punhado de pimenta vermelha

½ kg de sardinha

1 embalagem de molho de tomate

Vinagre a gosto

Modo de fazer

Misture o alho, a cebola e a pimenta. Reserve. Numa panela de pressão, coloque o molho, a sardinha, um pouco de vinagre e o tempero reservado. Cozinhe na pressão e sirva em seguida.

Salada de couve com gengibre

Ingredientes
1 pires de couve mineira cortada

1 pires de brócolis cortado

1 pires de beterraba ralada

½ raiz de gengibre ralado fino para temperar

1 pitada de sal

Vinagre a gosto

Suco emagrecedor

Ingredientes:

1 a 2 folhas de couve previamente higienizadas

Lascas de gengibre (1 colher de chá)

½ copo de água de coco

1 maçã com casca

1 limão espremido

Preparo:
Bater no liquidificador, coar e servir.

Sopa de abóbora, couve e gengibre

Ingredientes

½ colher (chá) de óleo de canola

1 cebola média

2 dentes de alho

1 kg de abóbora descascada e picada

4 xícaras (chá) de água fervente

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 colher (chá) de noz-moscada em pó

Gengibre ralado

Salsa e cebolinha secas para decorar

4 folhas de couve picadas bem fininhas

Modo de Fazer

Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora picada e refogue por 2 minutos. Adicione a água fervente, o sal e a pimenta. Cozinhe por cerca de 30 minutos. Junte a noz-moscada e o gengibre e bata no liquidificador ou no processador de alimentos.

Decore com salsa e cebolinha picadas e a couve cortada em tirinhas bem finas.

Doce DIET Termogênico de carambolas

Ingredientes

4 xícaras de chá de carambola (550g)

1 xícara de chá de água (250ml)

1 colher de chá rasa de sal

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de pimenta preta partida

1 colher de sobremesa de coentro em grão partido

3 pitadas de noz moscada

2 pedaços de canela em pau

8 sementes de cardamomo

5 cravos

3 folhas de louro

1 de xícara de uva passas

1 xícara de chá de adoçante dietético para forno e fogão

1 xícara de vinagre branco

Modo de Fazer

Lave as carambolas e corte em fatias retirando as sementes. Em uma panela, coloque a água para ferver. Acrescente a carambola, o sal, a canela, as folhas de louro e a metade do adoçante. Mantenha o fogo baixo e cozinhe durante 30 minutos. Junte o restante do adoçante, a pimenta, o gengibre, o coentro, o cardamomo, os cravos, as uvas passas e o vinagre. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até engrossar. Leve ao refrigerador.

Biscoito de polvilho com pimenta

Ingredientes
500g de polvilho

1 xícara de chá de leite desnatado

1 /2 xícara de óleo de girassol

1 xícara de água

2 ovos; sal com moderação

pimenta calabresa e orégano à gosto.

Modo de Fazer

Misture o polvilho e o sal, reserve. Em uma panela coloque o leite desnatado e o óleo de girassol, em fogo baixo cozinhe até levantar fervura. Após misture na tigela junto ao polvilho e os ovos batidos até obter mistura homogênea.

Adicione a água morna aos poucos, use a batedeira se preferir. Coloque a mistura em forma untada para biscoitos. Salpique com orégano e pimenta calabresa à gosto. Coloque em forno pré-aquecido (180º) por cerca de 20 minutos ou até estiverem bem cozidos.

Filé de peixe ao molho vermelho com pimenta

Ingredientes
500g de filé de peixe

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho

5 tomates picados

1/2 xícara de azeitonas picadas

1 colher de sopa de salsa e cebolinha picada

Suco de 1 limão

1/4 de colher de chá de pimenta calabresa em flocos

Modo de Fazer

Em uma panela junto o azeite, a cebolas, os alhos picados e refogue. Acrescente os tomates, a salsa e cebolinha, as azeitonas, a pimenta calabresa e deixe cozinhar levemente. Após cozinhar, coloque o molho em um refratário, acrescente os filés e o suco de limão. Coloque em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até os filés estarem cozidos.

Bom Apetite!!!!