A maioria das mulheres acham que  se treinar os membros superiores vão ganhar muita massa muscular, tendo a justificativa “Tenho muita facilidade em ganhar massa muscular e eu não quero ficar musculosa”.

Segundo FLECK 2006, o aumento de massa muscular ocorre raramente em mulheres mesmo realizando um programa de treinamento de força intenso e com maior volume. O aumento de massa muscular depende de alterações como aumento da concentração de testosterona, relação estrogênio/testosterona menor que o normal e predisposição genética.

Mulheres apresentam valores menores de força absoluta tanto em membros superiores como em membros inferiores, pelo fato de as mesmas possuírem músculos com pesos e tamanhos diferentes dos homens (SALVADOR 2005)

A importância de treinar membros superiores para mulheres vai além de aumentar o tônus muscular. A musculatura forte previne e  atenua problemas posturais. Corpos malhados da cintura para baixo alem de perder a simetria, harmonia, pode gerar desvios posturais.

Para realizar exercícios como agachamento, passada...os preferidos no meio feminino, é indispensável o fortalecimento dos músculos Superiores, principalmente  costas,ombros e cintura  pélvica. O treino completo com membros superiores traz benefícios estéticos e funcionais para o corpo.

A produção da testosterona é menor nas mulheres, já os hormônios estrógeno e progesterona são mais altos, o que aumenta e retenção de líquidos e gordura localizada.  Para mulher ter  um bom índice de hipertrofia, ela teria que treinar o dobro do que um homem treina.

Treinar os membros superiores como um todo, faz parte de um treinamento eficaz, muito importante para o fortalecimento articular e tônus muscular.

Não adianta pernas grossas e definidas, se não tiver Membro superior forte. Musculatura forte independe de ser “musculoso”, e sim fortalecido e definido. Quanto maior for a simetria do corpo, mais bonita será a estética da mulher.

Ainda temos a saúde, postura correta, maior condicionamento físico, articular e muscular, aumento da massa óssea, que é importantíssimo, pois a massa óssea diminui o risco da mulher ter osteoporose na fase pós-menopausa.

​Pense bem: mulheres naturalmente  tem menos massa muscular que os homens, e se a musculatura não for estimulada, a perda de massa muscular será maior, por isso a importância de um bom treino de musculação para o corpo. Sem fragmentar em superiores e inferiores.

Se perguntar para mim, como é meu treino de membros superiores, eu digo: Igual dos homens, muita carga e exercícios pesados, intensos, mas sou atleta e este não é o objetivo de todas. Na academia onde trabalho, todas minhas alunas treinam membro superiores e são lindas e definidas!

Peça orientação, um treino correto prescrito por seu instrutor de musculação, fará vocês alcançarem os objetivos desejados....e não esqueçam da dieta balanceada.

REFERÊNCIAS

BOMPA, T. O. Treinamento de força levado a sério. 2ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2004.

CARVALHO, J.; OLIVEIRA, J.; MAGALHÃES, J.; ASCENSÃO, A.; MOTA, J.; FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ª Ed. 376 p. Porto Alegre. Artmed, 2006.

MARCHAND, E. A. A. Melhoras na força e hipertrofia muscular, provenientes dos exercícios resistidos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 8, nº 57, jan/fev, 2003.

SALVADOR, E. P.; CYRINO, E. S.; GURJÃO, A. L. D.; DIAS, R. M. R.; NAKAMURA, F. Y.; OLIVEIRA, A.R. Comparação entre o desempenho motor de homens e mulheres em series múltiplas de exercícios com peso. Revista Brasileira de Medicina do esporte, São Paulo, Vol.11, nº. 5, pág. 257-261, set/out. 2005.