Bebidas e cigarro Não combinam com Musculação

Logo após eu passar a dieta, sempre recebo um email de retorno com as dúvidas e a pergunta se repete: “Posso consumir bebida alcoólica? Ou tenho que diminuir? A bebida atrapalha meus ganhos musculares e a definição?

Então vamos à resposta! O álcool age negativamente no processo de construção muscular, pois diminui a síntese de proteínas. Nossos músculos são formados por proteína, então há um efeito negativo sobre a construção muscular.

Diminui a testosterona que é o hormônio determinante para uma pessoa ganhar e manter a massa muscular, além de causar desidratação. Os rins precisam filtrar grandes quantidades de água para conseguir quebrar o álcool, e isto pode resultar em desidratação.

A água também é importante na construção e manutenção muscular. O músculos, são constituídos por até 70% de água. Com a desidratação há perda de vitaminas e minerais do corpo, principalmente as vitaminas C, complexo B e minerais cálcio, zinco e fósforo. Estas mantém processos fisiológicos importantes, incluindo os que envolvem a hipertrofia.

E ainda o álcool aumenta o acúmulo de gordura, prejudicando a definição. Tem 7 Kcal por grama, perde somente para as calorias da gordura que são 9Kcal por gr, então , engorda!

Para terminar, o álcool causa desordem no sono e sabemos que o descanso é essencial para recuperação tecidual pós esforço e liberação do hormônio do crescimento GH

Agora quanto ao cigarro- Composto por mais de 4.500 substâncias químicas nocivas, os componentes principais são a NICOTINA, ALCATRÃO e MONÓXIDO DE CARBONO.

Nicotina com ação de 3 a 4 segundos, causa dependência, provocando liberações de endorfinas que dão a falsa sensação de bem estar. A Nicotina aumenta até 30% dos batimentos cardíacos, alterando a pressão sanguínea diminuindo o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, com isso há queda da performance.

Alcatrão substância química utilizada como PESTICIDA em plantações para o controle de praga na agricultura.

Monoxido de Carbono tem afinidade com a OXIHEMOGLOBINA que é a hemoglobina rica em oxigênio. Ele se junta a esta molécula formando a CARBOXIHEMOGLOBINA que fazem a concentração de carbono aumentar na célula gerando acidose metabólica. Isso faz que seja diminuído o aporte sanguíneo para todas as células do corpo, diminuindo a circulação sanguínea.  Também elimina vitaminas, sais minerais e até glicogênio muscular, piorando o  rendimento nos treinos.

O cigarro causa danos no sistema respiratório, fazem com que o corpo não consiga transportar oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, afetando o treino com pesos e o exercício aeróbio.

Então podemos concluir que beber e fumar são hábitos destrutivos e não combinam com atividade física. Pensem nisto!

Referências

ARAÚJO, A. Ana Paula de. 2007. "Drogas Lícitas (Medicamentos)" no site Info Escola

LARANJEIRA R, Pinsky I, Zaleski M, Caetano R, organizadores. I Levantamento Nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira. Brasília: Secretaria Nacional antidrogas

LAMARCAG, Vettore M. Uso de substâncias lícitas entre os adolescentes no Brasil  Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil

LARISSA CUNHA © 2017 BE/

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Logo após eu passar a dieta, sempre recebo um email de retorno com as dúvidas e a pergunta se repete: “Posso consumir bebida alcoólica? Ou tenho que diminuir? A bebida atrapalha meus ganhos musculares e a definição?

Então vamos à resposta! O álcool age negativamente no processo de construção muscular, pois diminui a síntese de proteínas. Nossos músculos são formados por proteína, então há um efeito negativo sobre a construção muscular.

Diminui a testosterona que é o hormônio determinante para uma pessoa ganhar e manter a massa muscular, além de causar desidratação. Os rins precisam filtrar grandes quantidades de água para conseguir quebrar o álcool, e isto pode resultar em desidratação.

A água também é importante na construção e manutenção muscular. O músculos, são constituídos por até 70% de água. Com a desidratação há perda de vitaminas e minerais do corpo, principalmente as vitaminas C, complexo B e minerais cálcio, zinco e fósforo. Estas mantém processos fisiológicos importantes, incluindo os que envolvem a hipertrofia.

E ainda o álcool aumenta o acúmulo de gordura, prejudicando a definição. Tem 7 Kcal por grama, perde somente para as calorias da gordura que são 9Kcal por gr, então , engorda!

Para terminar, o álcool causa desordem no sono e sabemos que o descanso é essencial para recuperação tecidual pós esforço e liberação do hormônio do crescimento GH

Agora quanto ao cigarro- Composto por mais de 4.500 substâncias químicas nocivas, os componentes principais são a NICOTINA, ALCATRÃO e MONÓXIDO DE CARBONO.

Nicotina com ação de 3 a 4 segundos, causa dependência, provocando liberações de endorfinas que dão a falsa sensação de bem estar. A Nicotina aumenta até 30% dos batimentos cardíacos, alterando a pressão sanguínea diminuindo o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, com isso há queda da performance.

Alcatrão substância química utilizada como PESTICIDA em plantações para o controle de praga na agricultura.

Monoxido de Carbono tem afinidade com a OXIHEMOGLOBINA que é a hemoglobina rica em oxigênio. Ele se junta a esta molécula formando a CARBOXIHEMOGLOBINA que fazem a concentração de carbono aumentar na célula gerando acidose metabólica. Isso faz que seja diminuído o aporte sanguíneo para todas as células do corpo, diminuindo a circulação sanguínea.  Também elimina vitaminas, sais minerais e até glicogênio muscular, piorando o  rendimento nos treinos.

O cigarro causa danos no sistema respiratório, fazem com que o corpo não consiga transportar oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, afetando o treino com pesos e o exercício aeróbio.

Então podemos concluir que beber e fumar são hábitos destrutivos e não combinam com atividade física. Pensem nisto!

Referências

ARAÚJO, A. Ana Paula de. 2007. "Drogas Lícitas (Medicamentos)" no site Info Escola

LARANJEIRA R, Pinsky I, Zaleski M, Caetano R, organizadores. I Levantamento Nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira. Brasília: Secretaria Nacional antidrogas

LAMARCAG, Vettore M. Uso de substâncias lícitas entre os adolescentes no Brasil  Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil

Bebidas e cigarro Não combinam com Musculação